domingo, 5 de maio de 2013

Madame Butterfly - Belo Horizonte - 2013

Este post refere a uma aula do Curso de Música do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, da disciplina "Conhecimento e Saber".


NOME DO EVENTO: Ópera Madame Butterfly (G. Puccini)
LOCAL: Jardim Zoológico BH – 01/05/13
MÍDIA UTILIZADA: Apresentação Musical
OBJETIVO DO EVENTO: Primeiramente, apresentar a sociedade um contato com a cultura musical e a história de um amor entre um oficial da marinha e uma gueixa retratando a época de 1870, em um momento em que o Japão estava isolado do restante do mundo, e que é baseado em fatos reais.
O QUE VOCÊ APRENDEU COM ESSE EVENTO: Esse evento, musicalmente, me reconstruiu, com conceitos e formas de representar atos e funções musicais. Dinâmicas e fraseados, expressões. Como ser, individuo, mostrou-me um lado da história que nem todos conhecemos e que quase não nos é contato. Uma história que as vezes achamos que está somente na ficção, porém, foi escrita no livro da realidade.
            No texto apresentado à disciplina, uma frase se encaixa perfeitamente com a minha área e também como um ser em constante conhecimento e transformação. A citação diz:

O romance do século XIX e o cinema do século XX transportam-nos para dentro da História e pelos continentes, para dentro das guerras e da paz. E o milagre de um grande romance, como de um grande filme, é revelar a universalidade da condição humana”. (MORIN apud CAMPOS, 2012)

            Sendo assim, as artes no geral, no fazem repensar nossa condição de realidade retratada pela tela do cinema ou pela música cantada, encenada, ou somente tocada. Liga os nossos sonhos à nossa realidade. Madama Butterfly é um misto de nossos sonhos, de um amor que talvez não exista com a nossa realidade de realmente termos um amor que não exista. Para mim, simplesmente arrebatador.


DETALHES DA ÓPERA EM 2013 em BH:

Cio-Cio-San (Butterfly) - Soprano. Que em 2013 foi representada pelas sopranos Eiko Senda e Masame Ganev.
Suzuki (Criada de Butterfly) - Mezzo Soprano - Luciana Monteiro
Pinkerton (tenente da marinha dos Estados Unidos) - Tenor - Fernando Portari
Sharpless (Cônsul dos Estados Unidos em Nagasaki) – Barítono - Douglas Hans
Bonzo (tio de Cio-Cio-San) - Baixo - Cristiano Rocha
Goro (Agente imobiliário e matrimonial) – Baixo -  Wagner Moreira

Yamadori (Príncipe prometido à mão de Cio-Cio-San) - Barítono - André Fernando
Kate Pinkerton (esposa americana de Pinkerton) - Mezzo Soprano - Daiane Melo

Abaixo uma ária da Ópera em que Cio-Cio-San canta:



Nenhum comentário:

Postar um comentário